4f23fce4-4d18-4690-879c-c7ff31f6c413.JPG

Duração: EM BREVE + INF

Dias/Horários:PARA DEFINIR

valor: 480,00

A história da joalheria mundial se confunde com a história das joias africanas por um simples motivo:

- Excetuando pela excassa joalheria Neandertal, encontrada na Europa, foram os africanos os inventores da prática humana de se adornar.

Neste curso, empreenderemos uma viagem visual na história da joalheria desde seus primórdios na África, passando por diversos desdobramentos, até que essa cultura milenar fosse modificada por fora e por dentro do continente. Destacaremos, assim, desde as suas heranças mais remotas, estudando os seus materiais, técnicas e estilos antigos, bem como a sua difusão mais recente, especialmente quando da invasão da joalheria moura (norte africana) na península ibérica (Espanha e Portugal por quase 800 anos: de 711 a 1492 d.C.).

Por fim, investigaremos por que há uma "dupla via" das heranças nas joias afro-brasileiras: 1) a provinda de Portugal e 2 ) a provinda de uma herança árabe-africana muito mais antiga?

A questão chave para este curso, portanto, é: considerando as joias africanas e as técnicas de joalheria árabes/mouras de exportação, como estas se transformaram propriamente em "joias luso-brasileiras", "joias de crioulas" e em balangandãs?

"​Arte Contemporânea Para Artistas Joalheiros"
Com Sylvia Werneck

Duração 3 meses

Horário PARA DEFINIR

valor mensal: R$890,00

As artes visuais e o design são comumente vistos como práticas próximas, porém separadas. Às artes se atribui a tarefa de elevar o espírito, enquanto ao design, cabe a produção de objetos funcionais ou decorativos. O fato é que ambos se contaminam e alimentam, especialmente quando falamos de joalheria contemporânea, como campo de experimentação conceitual e técnica. Este curso oferece a joalheires um panorama das artes visuais (com foco na produção da América Latina) para enriquecer seu repertório e provocar novas possibilidades criativas.
Ao longo de 16 encontros, iremos das questões conceituais a exemplos de artistas cujo trabalho vai além de preocupações técnicas, mas que dialoga com a realidade circundante, seja do próprio meio artístico ou das circunstâncias sociais. Discutiremos as diferenças e aproximações entre arte e design, os momentos históricos em que estas áreas se aproximaram, veremos como a história da arte da América Latina se insere na narrativa global e analisaremos a obra de artistas contemporâneos da região, especialmente em trabalhos que extrapolam quaisquer tentativas de enquadramento da produção artística em classificações estanque.
Com isso, desejamos ampliar o repertório dos participantes, provocando questionamentos e inspirando-os em sua própria prática dentro da joalheria.

PHOTO-2020-11-30-18-49-29.jpg
D92FC259-0EA4-4439-84D2-C643DBE28EEB.png
​"Mergulho Na Joalheria Autoral"
Com Chrissie Barban

Aulas semanais online individual

Duração 7 meses

Horários PARA DEFINIR

valor mensal: R$890,00

O joalheiro contemporâneo quer praticar seu ofício. Quer ver  idéias transformar-se em formas. Quer experimentar sensorialmente a carga emocional do devaneio que antecede o objeto joia. Quer conciliar forma e matéria rumo a individualidade harmoniosa. Para alcançar seu objetivo: subverte, remodela, destrói padrões convencionais e formas usuais. Por intermédio do instinto lúdico, da liberdade aliada à virtuosidade, consegue instaurar a própria identidade que se reflete na joalheria, no processo, no gesto, no discurso sem palavras,  na sensibilidade invisível. Nesse curso trabalhamos com as metamorfoses de seu eu. Escolhe-se, de acordo com os momentos, vaporizar ou concentrar idéias. Toda operação se desenvolve na austera perspectiva do gesto e na dinâmica aventura da imaginação. Mergulho Na Joalheria Autoral maximiza a intensidade da ação e adequa de diferentes maneiras a criatividade e a intuição.

ASTILLERO..jpg
​"Electroformado, la metamorfosis de la imaginación"com Rafael Alvarez

Aulas  online

Duração 10 horas

Dias/Horários: PARA DEFINIR

O laboratorio decorrerá em 7 dias:

-3 aulas para a montagem do  equipamento da experiência de cada aluno, a lista de materiais necessários será enviada aos participantes com 1 semana se antecedência.

-4 aulas de 1,5 horas cada, para as experiências de eletroforming.

+ quatro vídeos de processo e  texto  teórico sobre todas as fórmulas de soluções e tintas.

valor: $180,00 dólares

Transforme a matéria, crie um fóssil, metalize objetos em instantes. A eletroformação permite que essas transformações sejam realizadas. Consiste em um processo eletroquímico de metalização de superfícies dos mais diversos materiais, papelão, madeira, cera, orgânicos, plásticos,... que podem ser utilizados para gerar uma cópia de um objeto de referência, ou uma criação única e inovadora.

A eletroformação é baseada na metalização por transporte iônico em uma solução chamada Eletrólito, e possui inúmeras possibilidades, desde Joalheria, Escultura, Cerâmica e, claro, diversas aplicações comerciais.  Embora possa parecer uma aplicação tecnológica muito estranha, complexa ou cara, é surpreendente a facilidade com que bons resultados são obtidos. sem equipamentos sofisticados e com baixo investimento.

WhatsApp-icone.png